terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Inventário hidroelétrico da bacia hidrográfica do rio Uruguai

A Eletrobras, em parceria com a empresa argentina Emprendimientos Energéticos Binacionales S.A. (Ebisa), concluiu o estudo do inventário hidroelétrico da bacia hidrográfica do rio Uruguai, na fronteira entre o Brasil no estado do Rio Grande do Sul, e a Argentina, nas províncias de Misiones e Corrientes. O estudo aponta dois possíveis aproveitamentos hidrelétricos binacionais que somam 2200 MW: Garabi e Panambi.

As duas empresas acordaram também que quando estiverem atuando conjuntamente nos projetos dos aproveitamentos hidrelétricos se denominarão Unidade Executiva Garabi-Panambi (UnE Garabi-Panambi).

O passo seguinte foi dado pela EBISA, que publicou em 10 de janeiro de 2011, no Diário Oficial argentino, a licitação internacional para a contratação dos serviços de estudos de engenharia; estudos socioambientais e plano de comunicação social do projeto Garabi-Panambi.

Uma versão preliminar dos termos de referência dos estudos de engenharia, ambientais e do plano de comunicação social, que Ebisa e Eletrobras planejam contratar, pode ser obtida na lista de documentos do projeto. Os documentos estão disponíveis em espanhol.

A Ebisa disponibilizou também a minuta do edital da licitação para a contratação desses serviços. Acesse aqui.

Histórico do projeto

Em 1980, foi firmado entre os governos do Brasil e da Argentina o Tratado para o Aproveitamento dos Recursos Hídricos Compartilhados dos Trechos Limítrofes do rio Uruguai e de seu afluente o rio Pepiri-Guaçu.

Em 2008, a Eletrobras e a Ebisa assinaram o Convênio de Cooperação para a execução conjunta dos estudos de inventário do rio Uruguai na fronteira entre o Brasil e a Argentina e o estudo de viabilidade de um aproveitamento hidrelétrico, escolhido de comum acordo entre as partes. Em 2009, um segundo convênio foi assinado visando à elaboração conjunta de um segundo aproveitamento no rio Uruguai.

As duas empresas iniciaram as atividades relativas à primeira etapa dos estudos objeto do convênio, mediante a elaboração da “Licitação Internacional para Contratação dos Estudos de Inventario Hidrelétrico do Trecho Limítrofe do Rio Uruguai”, entre Brasil e Argentina.

Em março de 2009, foi assinado, entre a Ebisa e o consórcio formado pela empresa brasileira Cnec, em parceira com as argentinas Esin e Proa, o contrato para realização dos Estudos de Inventário Hidroelétrico do Rio Uruguai do trecho compartilhado do rio Uruguai.

O resultado desses estudos de inventário seleciona dois aproveitamentos hidrelétricos: Garabi e Panambi, com capacidade instalada total estimada em 2200 MW.


Fonte: Eletrobrás
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: