segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SIMBIOTA participa do 1° Workshop de Reavaliação da Lista da Fauna Ameaçada de Extinção do RS

Biólogos da SIMBIOTA Consultoria Ambiental participaram do 1° Workshop de Reavaliação da Lista da Fauna Ameaçada de Extinção do RS, como pesquisadores convidados.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), promoveu, de 12 a 14 de setembro, no Auditório do Centro de Eventos do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o primeiro de dois workshops que farão parte do processo de reavaliação da lista de espécies da fauna ameaçada de extinção no RS. Nesse processo, foi utilizado pela primeira vez um sistema web versátil e ágil para registro, acompanhamento e pesquisa a respeito da fauna silvestre ameaçada de extinção no Estado.


O inovador banco de dados, feito em plataforma virtual (via web), foi desenvolvido pela FZB e pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), por meio de recursos da Sema, com o objetivo de promover a reavaliação da lista de espécies que correm risco de desaparecer no RS - cuja única versão existente foi elaborada em 2002 (na qual 261 espécies foram classificadas como ameaçadas de extinção), a partir do decreto nº 41.672. "Dessa forma,além de inovar, estamos efetivando uma medida prevista no Código Estadual do Meio Ambiente que deveria ter sido feita há muitos anos", ressalta a diretora do Museu de Ciências Naturais da FZB, Simone Mirapalhete.

O sistema (LIVE) permitirá agilidade na documentação, pesquisa e troca de conhecimento. Isso representa um importante instrumento para preservação da fauna e a constante reavaliação da lista. "Os diferenciais em comparação com bancos de dados comuns são as funcionalidades de aplicação assistida dos critérios de avaliação da União Mundial para a Natureza (IUCN), a possibilidade de se documentar, compartilhar, gerenciar e sistematizar as opiniões de diferentes pesquisadores durante o processo de elaboração e revisão da lista, e a interface com recursos de geoprocessamento, tudo isso via web", diz o biólogo Glayson Bencke, coordenador da comissão técnica do processo.


Essa comissão é formada por pesquisadores do Museu de Ciências Naturais/FZB, PUCRS e UFRGS e trabalha desde julho de 2011 na revisão da lista de espécies ameaçadas. Na etapa atual, será agregado o conhecimento de pesquisadores envolvidos nos diferentes grupos biológicos, a partir da realização de dois workshops. O primeiro deles, a ser realizado na semana que vem, contará com a presença de mais de 140 pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa e ensino do Rio Grande do Sul e de outros Estados.

Nesse encontro será apresentado o sistema, realizado o treinamento e divisão dos grupos para melhor aplicação de metodologias de reavaliação das espécies. Em seguida, haverá um prazo de 90 dias para a aplicação dos formulários entre pesquisadores, avaliadores e colaboradores. Em dezembro, será feito o segundo workshop para a conclusão dos trabalhos e validação da lista, incluindo a disponibilização para consulta pública. A nova lista de espécies da fauna silvestre ameaçada de extinção será entregue oficialmente no começo de 2013.


Fonte: http://zoobotanica.blogspot.com.br/2012/09/rs-revisa-lista-da-fauna-ameacada-e.html#!/2012/09/rs-revisa-lista-da-fauna-ameacada-e.html



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: