sábado, 4 de maio de 2013

RPPN “Ronco do Bugio” está elaborando seu plano de manejo



Ouça o verdadeiro ronco do bugio:



A RPPN “Ronco do Bugio” é a primeira e única Unidade de Conservação localizada no município Venâncio Aires, RS. De propriedade da família Hansel, a área foi homologada em 2009 e possui 23 hectares de Floresta Estacional Decidual.

O diagnóstico sócio ambiental realizado pela Educadora Ambiental Catia Hansel, o Biólogo Adilson Schneider (Neotech Assessoria e Consultoria Ambiental) e o Engenheiro Florestal Guilherme Reisdorfer foi apresentado nesta quinta-feira, dia 2 de maio, no auditório do Parque do Chimarrão. Compareceram representantes dos órgãos públicos locais e demais interessados.

Nos dias 3 e 4 de maio, reuniram-se para discutir o Plano de Manejo os executores do diagnóstico, além da bióloga Mariana Faria-Corrêa (Simbiota Consultoria Ambiental), a Educadora Ambiental Ângela Schmidt e o Biólogo Ronaldo Rodrigues (Brasil Ecoconstrução).

Até o momento foram registradas 76 espécies vegetais, das quais sete encontram-se na lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado (grápia e seis espécies de bromélias).

Quanto à fauna de vertebrados, foram registradas 156 espécies, das quais sete foram peixes, 17 anfíbios anuros, quatro répteis, 112 aves e 16 mamíferos, quatro em alguma categoria de ameaça (paca, gato-do-mato-maracajá, bugio-ruivo, lontra).

Assista esse incrível espetáculo reprodutivo das pererecas-leiteiras (Trachycephalus mesophaeus) na RPPN:



Perereca-leiteira (Trachycephalus mesophaeus) - Foto Adilson Schneider

    
Pererecas-leiteiras (Trachycephalus mesophaeus) - Foto Adilson Schneider


Veja o que as armadilhas fotográficas registraram na RPPN Ronco do Bugio (Fotos: Adilson Schneider)

Graxaim-do-mato (Cerdocyon thous)

Paca (Cuniculus paca)

Mão-pelada (Procyon cancrivorus)

Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

Tatu-galinha (Dasypus novencinctus)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: