quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Leilões de renováveis terão quase uma Belo Monte em disputa

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou nesta quarta-feira (11/08) o número de projetos que estão habilitados tecnicamente para participar dos leilões de reserva e de fontes alternativas, marcados para 25 e 26 de agosto. Em termos de potência, as usinas somam quase uma hidrelétrica de Belo Monte (11.233MW), que será construída no rio Xingu, no Pará.

Sem especificar quantos e quais projetos estão cadastrados para os dois certames, o órgão do governo anunciou que existem 10.745MW credenciados para a licitação de reserva e 10.415MW para o pregão de fontes alternativas, que substituirá o A-3 neste ano.

Os empreendimentos que participarão dos certames gerarão energia elétrica a partir de centrais eólicas, termelétricas movidas à biomassa (bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de madeira e capim-elefante) e pequenas centrais hidrelétricas.

Para o leilão de reserva, que ocorrerá nos dias 25 e 26 deste mês, 366 usinas obtiveram habilitação. No caso do leilão de A-3, que ocorrerá no dia 26 de agosto, 368 empreendimentos foram tecnicamente habilitados.

Os empreendedores terão que efetuar, nos dias 12 e 13 de agosto, o depósito das garantias de participação junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a fim de confirmar presença na disputa.

Os dois leilões guardam características específicas. O leilão de reserva tem como objetivo contratar energia além daquela necessária para atender à demanda dos consumidores. Isso aumenta a segurança e a garantia de fornecimento de energia elétrica no país. Já a energia adquirida no leilão de A-3 é destinada especificamente ao suprimento da demanda de mercado indicada pelas distribuidoras de eletricidade.

Os empreendimentos a serem contratados no leilão de A-3 entrarão em operação em janeiro de 2013, enquanto os projetos que forem contratados no certame de reserva terão que iniciar a geração em setembro de 2013 – no caso das térmicas à biomassa, o início de operação poderá ser feita paulatinamente nos meses de setembro de 2011, 2012 e 2013.

Veja abaixo a lista de usinas habilitadas por fonte e por leilão:



Fonte: Jornal da Energia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: