quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Consultoria ambiental: o que vem em mente?

Por Fernanda Corrêa - estudante de Jornalismo - PUC/RS

Se você é leigo no assunto, provavelmente deve pensar que serve para cortar árvores em terrenos recentemente comprados ou algo que você nunca vai precisar, visto que não trabalha na área de ecologia, certo? Pois errado. O caso das árvores também existe e requer menos esforço por parte da consultoria ambiental. Porém, o trabalho destas vai bem além do que aparenta.
A Simbiota é uma empresa que presta serviços relacionados ao meio ambiente à empreendedores em todo Brasil. O nome vem do significado da palavra Simbiose no dicionário. Do grego symbíosis, significa “uma relação de trabalho com benefício mútuo para os envolvidos” – o que já diz muito sobre o papel da Simbiota e de uma consultoria ambiental.
Mariana Faria-Corrêa, bióloga e proprietária da empresa, explica que todo empreendimento de qualquer porte precisa se submeter aos trâmites do licenciamento ambiental para poder iniciar sua operação, ou não. Sendo assim, todos esses empreendimentos precisam de profissionais e empresas qualificadas para atendê-los. Daí se faz a necessidade dos serviços da Simbiota. Quaisquer atividades que gerem potencialmente alguma alteração no meio precisam avaliação de profissionais da área ambiental. No caso do meio biótico (fauna e flora) biólogos são responsáveis por esse trabalho, identificando as espécies ocorrentes na região, os principais impactos a serem gerados por empreendimentos específicos e formas de mitigação. Em muitos casos há o monitoramento das comunidades de fauna e flora desde antes da instalação do empreendimento, até alguns anos após o início da operação. “Licenciar é algo longo, que acontece em várias etapas. Antes do empreendimento - na aprovação da atividade e da localização; depois, na aprovação do projeto, na instalação, na operação e no monitoramento ao longo dos anos... Quanto maior o porte do empreendimento, maior o envolvimento que temos” explica Mariana. Ações específicas e projetos também são propostos, sempre objetivando minimizar os danos e reconhecer os principais impactos.
A Simbiota trabalha especialmente com licenciamento de empreendimentos energéticos, como hidrelétricas de todos os portes, parques eólicos, termoelétricas e também mineração, parcelamento de solo, laudos de fauna e flora e todos os demais tipos de licenciamento ambiental relacionados ao meio biótico. “Temos muitos clientes, desde estatais como a Eletrosul, a empreendedores particulares, como Fortuny energia brasil, Ijuí energia, Monjolinho energética, etc”.
Atualmente a empresa se dedica ao monitoramento de fauna e flora para parques eólicos, transposição de peixes e o monitoramento de carcaças utilizando cães treinados. Esse último estudo é pioneiro no Brasil e muito útil em estudos de mortalidade de aves e morcegos em parques eólicos e linhas de transmissão.
Quando questionada sobre o meio ambiente ser um assunto da “moda”, a bióloga retruca: “É um assunto cada vez mais falado, mas não é novidade. Para nós não faz diferença, já que nosso trabalho se baseia sempre na legislação vigente e documentação oficial”.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: